Oficina de Planejamento Participativo

Olhar a comunicação como um dos componentes essenciais das ações de conservação é o diferencial da ferramenta de planejamento participativo batizada de Oficina 4P – metodologia criada pela Conservação Internacional e já aplicada em 13 países. No Brasil, as oficinas 4P já geraram importantes planos de ação para a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica e para os Corredores de Biodiversidade da Mata Atlântica, além de planos no Corredor Cerrado-Pantanal e para o Programa Marinho da CI-Brasil.

Essencialmente, a ferramenta reúne comunidades locais, governos, ONGs, institutos de pesquisa, educadores, proprietários e comunicadores para responderem juntos aos desafios e prioridades de um ecossistema, apontando ações de comunicação e educação.

Com apoio da Aliança, as oficinas 4P desenvolvidas no Corredor Central e da Serra do Mar, em 2004, representaram uma oportunidade para os diversos atores locais se envolverem no espírito criativo e interativo desse processo, apontando planos com cronograma, parcerias e orçamentos definidos. A metodologia, inspirada em técnicas de marketing, enfoca quatro temas em comunicação com a letra ‘P’: os Problemas ou desafios de conservação na região analisada; os Públicos ou audiências que a estratégia quer atingir; os Produtos ou ferramentas de comunicação necessárias; e um Plano coerente, prevendo a integração das informações.

O papel dos participantes que ‘preenchem’ a oficina com suas vivências e colocações se revela determinante na criação de produtos concretos para a conservação. Na oficina 4P para o Corredor Central, por exemplo, depois de identificar problemas-chave e objetivos ligados à necessidade de conhecimento sobre o corredor em linguagem adequada e fomentadora da consciência crítica, chegou-se a um rico espectro de atividades planejadas para dois anos, que incluíram o lançamento de uma campanha pública sobre o corredor, a expedição Descobrindo a Mata Atlântica, oficina de capacitação para a imprensa e um website sobre os Corredores.