Oficina de Jornalismo Ambiental e Oficina de Capacitação em Comunicação

A Oficina de Capacitação em Comunicação é um dos resultados da “Oficina de Planejamento Participativo (4P) de Comunicação do Corredor Central da Mata Atlântica”. Realizada em 2005, em Porto Seguro (BA), viabilizou a discussão entre vários setores sociais sobre a importância da comunicação para traduzir informações científicas para uma audiência diversificada.

Com o apoio da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, mais de 30 pessoas, de diversas áreas de atuação e regiões, debateram temas como a teoria da comunicação até experiências de produção de informativos e exposições fotográficas. Em abril de 2007, a mesma oficina ocorreu no Corredor da Serra do Mar, na cidade de Resende (RJ), com a presença de 24 pessoas. Os encontros foram oportunidades para incentivar e capacitar comunicadores, ambientalistas e educadores, comprometidos com a transmissão de mensagens ligadas à conservação.
Nesse sentido, a Aliança promoveu em Porto Seguro (BA) a Oficina de Jornalismo Ambiental, também prevista no projeto da “Oficina de Planejamento Participativo (4P) do Corredor Central”. Nesta capacitação, 19 representantes da mídia local e nacional conheceram mais sobre a Mata Atlântica, o contexto do sul da Bahia e a criação de instrumentos financeiros para a conservação, além de discutirem sobre os desafios do jornalismo ambiental.