Aliança em Números

Em dez anos de trabalho, a Aliança comemora os resultados de iniciativas de conservação em escala regional, voltadas à defesa de um dos hotspots mais ricos e ameaçados do mundo. Inspiradas principalmente nos corredores de biodiversidade e no envolvimento de todos os públicos ligados ao bioma, essas propostas têm impacto direto nas iniciativas de campo e na divulgação da importância da Mata Atlântica para a sociedade.

Conheça alguns números:


O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica (desde 2003) já apoiou a criação de mais de 380 reservas, protegendo cerca de 26 mil hectares; e a gestão de 78 reservas, que somam 16 mil hectares, além de ações em políticas públicas, capacitação e publicações. O edital de incentivo à criação de RPPNs lançado em 2010 vai ajudar a criar mais 35 RPPNs em sete estados, além de beneficiar seis projetos para a elaboração do plano de manejo de oito reservas já existentes, contribuindo com a proteção de mais 14 mil hectares de Mata Atlântica.

Para estimular a capacitação de diferentes públicos da Mata Atlântica na área de comunicação, a Aliança apoiou a realização de cinco oficinas com essa temática nos Corredores Central e da Serra do Mar, Oficinas de Planejamento em Comunicação 4P, Oficina de Jornalismo Ambiental e Oficinas de Capacitação Comunitária. No total, cerca de 160 pessoas estiveram envolvidas nesses treinamentos (rever os números a luz da última oficina da serra do mar).

Em sua décima edição, em 2010, o prêmio teve 62 inscrições na categoria Impresso e 35 na categoria Televisão, com participantes de 11 estados. Ao todo, 12 prêmios foram concedidos para 11 jornalistas, sendo quatro menções honrosas para a categoria Impresso e duas para Televisão, além de troféus para os três primeiros colocados.

Já o Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos, CEPF, beneficiou mais de 220 projetos no bioma, que envolvem reservas particulares, fortalecimento institucional de ONGs, proteção de espécies ameaçadas, restauração florestal, planejamento e manejo da paisagem, entre outras abordagens. O Fundo investiu 8 milhões de dólares na Mata Atlântica em seis anos.

Para outras informações sobre os programas e projetos da Aliança, visite www.aliancamataatlantica.org.br, www.cepf.net, www.premioreportagem.org.br, www.conservacao.org, www.corredores.org.br.